Offline
MENU
Publicidade
Em Mauá, Lula anuncia Instituto Federal, UBS e reajuste na merenda
Presidente também diz que investigação do Banco Master atinge magnatas
Radioagência Nacional - Por Daniella Longuinho
Publicado em 10/02/2026 08:31
Novidades
© Paulo Pinto/Agência Brasil

O presidente Lula afirmou nesta segunda-feira que as investigações relacionadas a condutas atribuídas ao Banco Master, suspeito de fraudes bilionárias no mercado financeiro, atingem, pela primeira vez, "os magnatas do país". A fala de Lula foi durante cerimônia de anúncios de investimentos em educação e saúde em Mauá, município do ABC Paulista.

Também nesta segunda-feira, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, comentou sobre o caso Master ao participar de um evento da Associação Brasileira de Bancos. Galípolo agradeceu o apoio do presidente Lula, por, segundo ele, "sublinhar a garantia da autonomia do Banco Central e da Polícia Federal", que conduzem as investigações.

Em Mauá, ao lado de ministros e prefeitos da região, o presidente Lula anunciou cerca de R$ 45 milhões para aquisição e reforma do novo campus do Instituto Federal de São Paulo. O Campus Mauá atenderá cerca de 1.400 alunos, com foco em cursos técnicos integrados ao ensino médio.

 Além dessa iniciativa, o ministro da Educação, Camilo Santana, detalhou o novo reajuste nacional para a merenda escolar, que será de 14,35%. A medida passa a valer a partir do próximo repasse do Programa Nacional de Alimentação Escolar aos estados e municípios, e chega a um aumento acumulado de 55%, desde 2022, como explicou Santana.

O governo federal vai destinar ainda R$ 30 milhões para a construção de uma nova policlínica e uma Unidade Básica de Saúde na cidade paulista.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou também a realização de tomografias na carreta de saúde do programa Agora Tem Especialistas, em Mauá.

Segundo Padilha, o programa deve ampliar de 47 para 150 o número de carretas em operação ainda este ano em todo o país. As unidades buscam ampliar o acesso as consultas, exames e cirurgias no SUS.  

Fonte: Radioagência Nacional
Esta notícia foi publicada respeitando as políticas de reprodução da Radioagência Nacional.
Comentários